Casamento Civil l Tudo que você precisa saber!

Morgana e Keith – Casamento Pé na Areia
17 de junho de 2018
Pré Wedding – Caroline e Roger
21 de junho de 2018

Casamento Civil l Tudo que você precisa saber!

Olá Noivinhas, tudo bem com vocês?

Hoje temos mais um post com dicas incríveis da Milene Erdmann Cerimonial

A algum tempo eu queria fazer um post explicando bem sobre o casamento Civil e importância de cuidar de todos os detalhes dele e ninguém melhor para falar do assunto do que uma cerimonial né? rs

Com a alegria do pedido de casamento e as organizações para a festa é normal não se atentar muito no casamento civil, porém ele é essencial, afinal sem ele você não casa! rs

Então vem ler o post e anotar todas as informações!

Se você vai casar na igreja Católica é necessário estar casada no civil antes de casar no religioso, não é permitido realizar cerimônia religiosa com efeito civil, a única exceção é se você já estiver com as documentações em andamento no cartório. Portanto é melhor se programar!

Outras igrejas permitem realizar a cerimônia civil juntamente com a cerimônia religiosa. Mas você vai precisar se certificar de que o celebrante escolhido faz essa cerimônia religiosa com efeito civil. E é importante se informar juntamente ao cartório sobre os passos a serem seguidos para que não dê nenhum tipo de problema.

Mas nada impede de você fazer o casamento civil no cartório durante a semana do casamento religioso.

Outras opções para o casamento civil

*Casamento em diligência: esse é quando o juiz de paz e um escrevente vão até o lugar que os noivos escolhem para realizar o casamento.

*Conservação de união estável em casamento: esse processo é feito quando já existe uma relação de convivência entre duas pessoas com o objetivo de constituir família. É feito no cartório, mas não tem a celebração, porque não precisa de um juiz de paz para fazer esse processo.

O prazo para você começar a ver sobre o casamento civil é de 60 a 45 dias antes da data que você quer realizar o casamento. Este prazo de 60 a 45 dias antes é para você ir se informar no cartório sobre todos os documentos necessários para dar entrada. E também sobre as particularidades do cartório. Aqui em Joinville, por exemplo, temos dois cartórios e uma diferença que vi entre eles é de que, um cartório exige, além dos noivos, a presença das testemunhas para dar entrada na documentação. Já o outro cartório não, basta os noivos para fazer este processo, as testemunhas podem ir apenas no dia do casamento.

Não. Os cartórios atendem por região da cidade, assim você vai ter que verificar qual cartório atende o bairro que você reside.

– Certidão de nascimento atualizada;

– Documentos de identificação (RG, CPF ou CNH);

– Declaração verbal do local e data de nascimento dos pais dos noivos.

OBS: A certidão de nascimento atualizada deve ser retirada no cartório aonde foi o registro e tem validade de 60 dias. Então precisa se programar, caso a sua certidão seja de outra cidade. (Só quem leu nosso post, Deu problema no Civil sabe que esse item fez com que quase não casássemos!)

É bom que os noivos conversem antes da celebração do casamento civil para definir na justiça como administrarão seus bens.

Existem 4 tipos:

Comunhão parcial de bens: é quando todos os bens adquiridos após o casamento serão comuns ao casal.

Comunhão universal de bens: nesse todos os bens atuais de cada um e os depois do casamento serão comuns ao casal. Nesse, é preciso comparecer antes de dar entrada no casamento civil a um Tabelionato de Notas para fazer uma escritura.

Separação total de bens: aqui cada um possui seus próprios bens antes e depois do casamento, que ficarão sempre como propriedade individual. Nesse regime também é necessário ir ao Tabelionato de Notas.

Participação final dos aquestos: É igual ao anterior, mas caso haja divórcio, os bens que adquiriram durante o casamento serão partilhados em comum.

Se decidirem por um regime que não precisa ir ao Tabelionato de Notas, é só seguir para o cartório e dar entrada no casamento civil.

O valor depende do tipo de casamento civil que os noivos vão escolher, mas a maioria tem valor aproximado de

R$ 400,00.

Gostaram das dicas? Qualquer dúvida entrem em contato com a Milene que ela vai adora te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now